Espanhol Inglês
Blog / Nota Técnica | Creep Feeding: Maiores ganhos para o bezerro, melhores condições para a matriz
14/03/2019

Nota Técnica | Creep Feeding: Maiores ganhos para o bezerro, melhores condições para a matriz

Nota Técnica | Creep Feeding: Maiores ganhos para o bezerro, melhores condições para a matriz

O Creep Feeding, nada mais é do que a utilização de um cocho privativo (Creep), dentro de um cercado, ao qual somente o bezerro (ainda em aleitamento) tem acesso a uma suplementação balanceada, sendo esta composta por ração, sal mineral ou a associação de ambos (Feeding). Geralmente os cochos privativos permanecem próximos aos cochos de alimentação das mães (matrizes), possibilitando o fornecimento da suplementação para ambas as categorias em uma mesma localização.

A utilização da prática de Creep Feeding na propriedade pode proporcionar vários benefícios, os principais objetivos da adoção do sistema são:

  • Aumento na taxa de ganho de peso dos bezerros (as) reduzindo a idade da primeira prenhes ou idade de abate;
  • Produzir lotes de bezerros mais uniformes;
  • Diminuir o estresse pós-desmama;
  • Melhorar a condição corporal das primíparas e vacas magras, de forma que cheguem ao final do período de amamentação em melhores condições.
  • Aumento da taxa de prenhez em vacas e novilhas, auxiliando o terneiro no aprendizado para o desmame precoce;
  • Auxilia no desenvolvimento ósseo e muscular expressando o potencial genético de futuros reprodutores.

                O tipo de suplementação utilizada no sistema de Creep Feeding e os respectivos teores ideais de proteína e energia de uma ração estão relacionados a fatores, que incluem, o tipo de sistema de alimentação: se este é de livre escolha ou com limitação de consumo; o peso dos bezerros: basicamente bezerros mais jovens exigem níveis de proteína mais elevados; o tamanho corporal e a maturidade do grupo genético; e a qualidade e disponibilidade da pastagem, forrageira ou volumoso. Estas informações, em conjunto com o ganho diário dos animais vai definir o tipo de suplemento que será ofertado.

                O bom desempenho animal não vai depender apenas do consumo do suplemento no Creep, outros fatores devem ser levados em conta, como a genética do animal, a qualidade da água, a qualidade das pastagens, a sanidade e o manejo eficiente. A Puro trato indica para a suplementação em Creep Feeding os seguintes produtos:

  • Puro Bov Creep 20PB – Utilizar de 7 até 120 dias de idade.

Indicado para estimular o consumo e ganho de peso na fase inicial de terneiros de corte. Elaborado para sistemas de Creep Feeding ou em desmame onde permita o acesso somente dos terneiros ao cocho. Fornecer a livre acesso em cochos de autoconsumo ou diário em cochos convencionais. Produto peletizado.

 http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-Creep-20PB

 

  • Puro Milk Inicial 20PB - Utilizar em Creep até 90 dias de idade.

Este produto contém leite em pó, promotores de crescimento, milho, soja pré-cozidos e laminados. Alta palatabilidade e digestibilidade. Contém aditivos probióticos, ionóforos e níveis adequados de vitaminas e minerais. Benefícios: Desmame precoce das terneiros; Melhor desenvolvimento das papilas ruminais; Maior desenvolvimento.

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Milk-Inicial-20PB

 

  • Puro Bov Desmame 18PB - Utilizar de 30 a 240 dias de idade.

Produto pronto para uso, formulado para atingir o máximo potencial de crescimento, ganho de peso e conversão alimentar. Em sua formulação contém cereais selecionados, vitaminas, minerais, reguladores do pH ruminal e aditivos melhoradores de desempenho. Produto peletizado.

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-Desmame-18PB

 

Consulte nossa equipe técnica e solicite uma visita a sua propriedade!

Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp