Espanhol Inglês
Blog / Planejamento nutricional de Tilápias
29/05/2019

Planejamento nutricional de Tilápias

Planejamento nutricional de Tilápias

Autor: Dr. Éverton Luís Zardo
Representante Técnico Comercial Puro Trato Nutrição Animal

O Brasil atualmente é 4º maior produtor mundial de tilápias, atrás apenas da China, Indonésia e Egito. O último levantamento da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR), aponta que o Brasil produziu mais de 700 mil toneladas de pescado em 2018, sendo que a produção de tilápia ultrapassou 400 mil toneladas, representando 55,4% da produção total de peixes no país. Apesar dos números expressivos, o Brasil ainda produz abaixo do potencial em função de dificuldades encontradas pelo setor, que fazem com que o custo de produção se torne alto.

Para se buscar uma redução nos custos de produção, é necessário melhorar os índices de produtividade, os quais dependem de diversos fatores, entre eles o correto manejo nutricional em todas as fases produtivas.

Para se atingir melhores índices produtivos, como ganho de peso, conversão alimentar e rendimento de filé, além da utilização de produtos de qualidade, é imprescindível que o planejamento nutricional seja adequado para atender as exigências nutricionais da tilápia desde a fase de berçário até a terminação.  As tilápias apresentam exigências nutricionais diferentes em cada fase de produção, e para o melhor aproveitamento dos nutrientes e melhor desempenho dos animais, é muito importante que o fornecimento do alimento seja realizado de maneira adequada em cada fase produtiva.

A Puro Trato indica para o planejamento nutricional das tilápias os seguintes produtos:

Puro Trato Inicial 45PB – Triturada (Berçário)
Produto extrusado e triturado com alto teor de Proteína Bruta, formulado para atender as exigências nutricionais de alevinos de tilápia na fase inicial de produção (berçário). Deve ser fornecida desde a chegada dos alevinos (1 a 2g) até a primeira transição alimentar, que deve ocorrer quando os alevinos atingirem em média 10 a 15g. Nesta fase, a oferta de ração deve ficar em torno de 8 a 10% da biomassa do viveiro, sendo fornecida de 6 a 8 vezes ao dia de maneira bem distribuída pelo tanque.
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Inicial-45PB-Extrusada-Triturada

Puro Trato Juvenil 36PB – 2mm (Recria)
Produto extrusado formulado para atender as exigências nutricionais de juvenis de tilápia durante a fase de recria. Em sua formulação, são utilizados ingredientes de alta digestibilidade e balanço adequado de nutrientes, além de aminoácidos sintéticos, minerais e vitaminas que garantem o aporte nutricional nesta fase de produção. Deve ser oferecida aos juvenis a partir de 10-15g até atingirem em torno de 60-80g, à uma porcentagem de biomassa variando entre 1 e 5%, distribuída em 4 tratamentos diários. É importante ressaltar que para definir o momento exato da transição alimentar, devem ser realizadas biometrias para aferir a homogeneidade do lote. Em caso de lote desuniforme, é importante retardar a transição, garantindo assim que indivíduos menores continuem se alimentando da ração com a granulometria menor antes da transição.
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Juvenil-36PB-2mm

Puro Trato Tilápia Crescimento 32PB – 4mm e 7mm (Crescimento/Engorda)
Produto extrusado formulado para atender as exigências nutricionais de tilápias na fase de engorda. Em sua formulação, são utilizados ingredientes de alta digestibilidade e balanço adequado de nutrientes, além de aminoácidos sintéticos, minerais e vitaminas que garantem o aporte nutricional nesta fase de produção. Deve ser oferecida para tilápias na fase de engorda, a partir de 60g até atingirem em média 150g, à um percentual da biomassa de 1 a 3%, distribuído em 4 tratos diários. A partir das 150g, pode ser realizada a transição para a Puro Trato Tilápia Crescimento 32PB – 7mm, produto indicado para tilápias na fase de engorda entre 150g e 700g. É importante ressaltar que para definir o momento exato da transição alimentar, devem ser realizadas biometrias para aferir a homogeneidade do lote. Em caso de lote desuniforme, é importante retardar a transição, garantindo assim que indivíduos menores continuem se alimentando da ração com a granulometria menor antes da transição. Além disso, um manejo nutricional correto deve garantir que todos os indivíduos do lote estejam tendo acesso ao alimento, caso contrário, os problemas relacionados à heterogeneidade do lote serão agravados.
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Tilapia-Crescimento-32PB-4mm

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Tilapia-Crescimento-32PB-7mm

 

Puro Trato Tilápia Terminação 30PB – 8mm (Terminação)
Produto extrusado formulado para atender as exigências nutricionais de tilápias na fase de terminação. Em sua formulação, são utilizados ingredientes de alta digestibilidade e balanço adequado de nutrientes, além de aminoácidos sintéticos, minerais e vitaminas que garantem o aporte nutricional nesta fase de produção. Indicado para tilápias a partir de 700g, onde a exigência nutricional em Proteína (aminoácidos) já é reduzida, uma vez que nesta fase os animais já se encontram praticamente prontos para o abate. Esta redução dos níveis de proteína na dieta na fase de terminação traz ótimos resultados quanto a conversão alimentar, rendimento e qualidade de filés, uma vez que o excesso de proteína na dieta produz aumento da excreção de resíduos nitrogenados (amônia) e acúmulo de gordura visceral, comprometendo a qualidade dos filés.
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Tilapia-Terminacao-30PB-8mm

TAGS: Peixes
Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp