Espanhol Inglês
Blog / Suplementação no inverno em pastagens cultivadas e campos naturais
13/06/2019

Suplementação no inverno em pastagens cultivadas e campos naturais

Suplementação no inverno em pastagens cultivadas e campos naturais

Autor: Dr. Eduardo Lisbinski
Representante Técnico Comercial Puro Trato Nutrição Animal

Com a chegada da estação fria, algumas mudanças ocorrem nos sistemas produtivos de bovinos de corte. As pastagens naturais e cultivadas perenes de verão param de crescer, e apresentam uma baixa qualidade nutricional e com maior teor de fibra. Uma estratégia, muito utilizada por boa parte dos pecuaristas é a utilizam das áreas de lavoura para a produção de pastagens cultivadas (aveia, azevem, trevo, etc), gerando uma oferta de forragem de alta qualidade nutricional para seu rebanho.

A utilização da suplementação nesta época do ano, tem sido um grande aliado dos pecuaristas, seja ela, para a intensificação dos sistemas, ou apenas para a manutenção do escorre e peso corporal dos animais, direcionando, a suplementação correta ao tipo de pastagem em que o animal está lotado.

Em pastagens naturais e/ou de baixa qualidade nutricional e alto teor de fibra, indica-se a utilização de uma suplementação mineral proteica ou proteica/energética:

A suplementação mineral proteica tem por objetivo fornecer altos teores de proteínas aos animais, equilibrando a flora ruminal, aumentando a digestibilidade da fibra desses pastos que é de baixo valor nutricional, para obter uma manutenção do peso corporal e escorre dos animais.

Já a suplementação mineral proteica energética, é indicada para animais com baixo escore corporal que estão perdendo peso, esse tipo de suplementação fornece um aporte de proteína e energia necessária para os animais melhorarem seu desempenho produtivo.

Uma observação importante para o uso destes tipos de suplementos, é a oferta constante de massa de forragem, que deve ser adequada ao tipo de categoria.Uma observação importante para o uso destes tipos de suplementos, é a oferta constante de massa de forragem, que deve ser adequada ao tipo de categoria.

Nas pastagens cultivadas de inverno e/ou de alto valor nutricional, indica-se a utilização de suplementação energéticos:

O uso de suplementos energéticos, proporciona um equilíbrio entre proteína e energia da dieta, assim aumentando o ganho de peso dos animais, melhora a capacidade de suporte da área, e os animais permanecem menos tempo dentro do sistema produtivo.

A utilização de suplementos minerais, sejam eles proteicos ou energéticos, que tenham um baixo consumo, é uma excelente ferramenta para a intensificação dos sistemas produtivos, apresentando uma ótima relação entre o custo e benefício.

A Puro Trato indica para a suplementação no período de inverno os seguintes produtos:

 

Puro Bovi Proteico 30PB ou 40PB
Indicado para bovinos a campo ou volumoso com baixa proteína, com idade superior a 4 meses. Fazer adaptação com mistura de 50% com mineral sem uréia durante 15 dias e após fornecer a livre acesso. Consumo estimado de 0,5 a 1g/kg/peso vivo, variando com a qualidade e disponibilidade do volumoso.
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Proteico-30PB
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Proteico-40PB

 

Puro Bovi Suplemento Proteico Energético 20PB ou 30PB
Indicado para bovinos de corte em suplementação a campo com idade superior a 4 meses. Produto elaborado com limitador de consumo, variando a sua ingestão com a qualidade e disponibilidade do volumoso. Consumo estimado entre 0,2 a 0,3% do peso vivo. Quando o consumo for superior a 0,2% do peso vivo deve-se fazer adaptação limitando o consumo em 0,2% durante os 10 primeiros dias, após fornecer a livre acesso em cochos cobertos.
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Suplemento-Proteico-Energetico-20PB
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Suplemento-Proteico-Energetico-30PB

 

Puro Bovi Suplemento Mineral Energético 10PB ou 12PB
Suplemento mineral energético com ionóforos e tanino, desenvolvido para aumentar o ganho de peso e eficiência alimentar para bovinos em pastagens de alto valor proteico, como azevém, aveia, trevos e campo nativo na primavera/verão. Indicado para todas as fases do rebanho. Suplemento peletizado, pronto para uso com limitador de consumo. Não necessita adaptação. Usar cochos cobertos de autoconsumo, respeitando o espaço indicado por animal adulto. Consumo estimado de 3 a 5g/kg de peso vivo, variando com a qualidade e disponibilidade da pastagem.

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Suplemento-Mineral-Energetico-10PB

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Suplemento-Mineral-Energetico-12PB

 

Consulte nossa equipe técnica e solicite uma visita a sua propriedade!

 

Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp