Espanhol Inglês
Blog / Nota Técnica | Pós-desmame em bovinos de corte: dicas de suplementação
13/01/2020

Nota Técnica | Pós-desmame em bovinos de corte: dicas de suplementação

Nota Técnica | Pós-desmame em bovinos de corte: dicas de suplementação

Autor: Dr. Eduardo Lisbinski
Representante Técnico Comercial Puro Trato Nutrição Animal

O desmame em bovinos de corte tem por objetivo ofertar alimento diferenciado para o bezerro no período pós-desmame e prepará-lo para o início da recria; além de recuperar a condição corporal da matriz para a próxima estação reprodutiva.

O planejamento do desmame se diferencia pela idade do bezerro no momento do desmame. Desse modo, para a escolha do manejo mais adequado, deve-se observar a condição corporal das matrizes: quanto pior for a sua condição corporal, mais cedo deve-se realizar o desmame e proporcionar condições de manutenção do bezerro até iniciar a recria.

Indica-se a utilização de Creep Feeding para animais desmamados com menos de 120 dias, que gera aumento nos ganhos de peso no período de aleitamento, consequentemente desmamando bezerros mais pesados e adaptados ao cocho para a suplementação pós-desmame.

O tipo de suplementação utilizada no período pós-desmame vai depender do tipo de protocolo de desmame utilizado na propriedade, levando em conta os teores ideais de proteína e energia da ração; Tipo de sistema de alimentação, se esta é fornecida diariamente ou autoconsumo com a utilização de limitador de consumo; O peso dos bezerros (bezerros mais jovens e mais leves exigem níveis de proteína mais elevados); Bem como monitoramento na qualidade e disponibilidade da pastagem, forrageira ou volumoso.

A Puro trato indica para a suplementação pós-desmame os seguintes produtos:

  • Puro Bov Cabanha 18PB.

Indicado para bezerros desmamando em sistema Hiperprecoce, precoce e antecipado com idades entre 30 e 120 dias. Produto peletizado, contém milho pré-cozido e laminado, aveia laminada e melaço líquido, proporcionando alta palatabilidade, digestibilidade e ganho de peso. Além de, auxiliar na rápida adaptação do cocho. Ração pronta para uso, formulada para atingir o máximo crescimento e desempenho produtivo.

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-Cabanha-18PB

 

  • Puro Bov Desmame 18PB.

Indicado do para bezerros desmamados com idade entre 90 dias de vida aos 12 meses. Na fase inicial e crescimento. Produto pronto para uso, formulado para atingir o máximo potencial de crescimento, ganho de peso e conversão alimentar. Em sua formulação contém cereais selecionados, vitaminas, minerais, reguladores do pH ruminal e aditivos melhoradores de desempenho. Produto peletizado.

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-Desmame-18PB

 

  • Puro Bov Desmame 18PB com N.N.P.

Indicado para bovinos de corte e leite a partir dos 90 dias de vida até 12 meses, com disponibilidade de volumoso. Produto pronto para uso, formulado para atingir o máximo potencial de crescimento, ganho de peso e conversão alimentar. Em sua formulação contém cereais selecionados, vitaminas, minerais, reguladores do pH ruminal e aditivos melhoradores de desempenho. Produto peletizado.

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-Desmame-18PB-com-NNP

 

  • Puro Bov 16PB com Limitador ou Puro Bov 18PB com Limitador.

Indicado para bovinos de corte em suplementação a campo com idade superior a 4 meses. Produtos elaborados para facilitar o manejo suplementar, reduzindo mão-de-obra, disponibilidade de cochos e sobre carga ruminal dos bovinos dominantes.
O posicionamento do produto leva em conta fatores fundamentais como: qualidade das forragens, ganho de peso desejado e idade dos animais.

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-16PB-com-Limitador

 

Consulte nossa equipe técnica e solicite uma visita a sua propriedade!

Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp