Espanhol Inglês
Blog / Nota Técnica | Conversão Alimentar: O que é e como melhorar este índice na produção de tilápias (Parte I)
27/02/2020

Nota Técnica | Conversão Alimentar: O que é e como melhorar este índice na produção de tilápias (Parte I)

Nota Técnica | Conversão Alimentar: O que é e como melhorar este índice na produção de tilápias (Parte I)

Autor: Dr. Éverton Luís Zardo
Representante Técnico Comercial Puro Trato Nutrição Animal

A Conversão Alimentar (CA) é um dos principais índices de produtividade utilizado na produção animal. É um índice calculado através da relação entre a quantidade total de alimento (ração) fornecido e o ganho de peso total dos peixes ao longo de um ciclo produtivo. Em termos práticos, a Conversão Alimentar nos mostra a quantidade em “quilos” de ração que é necessária para produzir 1 Kg de peixe. Esta ferramenta de avaliação é de extrema importância para o produtor estimar os custos de produção em sua propriedade, uma vez que os custos relacionados com a nutrição na piscicultura representam cerca de 70% do custo total. Desta forma, melhorar o índice de Conversão Alimentar é fundamental para reduzir os custos de produção.

 

Fatores que afetam a Conversão Alimentar

Qualidade da ração: A qualidade nutricional da ração é essencial para se obter bons índices de Conversão Alimentar. Ingredientes de qualidade permitem um bom balanço de nutrientes, um bom aproveitamento dos mesmos e uma boa palatabilidade. Além disso, fatores relacionados à formulação e ao processamento também influenciam na estabilidade e flutuabilidade das rações, garantindo assim melhores índices de Conversão Alimentar. Quanto mais próxima for a composição em nutrientes disponíveis no alimento em relação às exigências nutricionais do peixe, melhor será a Conversão Alimentar.

 

Idade ou fase de cultivo: Peixes em fases iniciais de produção apresentam melhores índices de Conversão Alimentar quando comparados à peixes maiores. Além disso, nas fases iniciais, as tilápias são mais eficientes no aproveitamento de alimentos naturais como fito e zooplâncton por exemplo, organismos importantíssimos para a complementação nutricional em alguns sistemas de cultivo. Na medida em que os peixes vão crescendo, a Conversão Alimentar tende a piorar, ou seja, passa a ser necessário uma maior quantidade de alimento para se obter as mesmas taxas em ganho de peso, cabendo ao produtor e o técnico identificarem o momento de comercializar o seu peixe sem ter prejuízo. Neste caso é muito importante um manejo nutricional adequado, pois com o avançar do cultivo, o percentual da biomassa fornecida aos peixes deve ser reduzido, a fim de se extrair os melhores resultados em relação ao crescimento e Conversão Alimentar.

 

Período reprodutivo e taxa de reversão sexual: Um dos principais fatores que afetam a Conversão alimentar está relacionado com à reversão sexual, ou “indução à masculinização”. As fêmeas geralmente apresentam índices de Conversão Alimentar piores que os machos, pois direcionam muita energia para funções reprodutivas ao invés de crescimento e ganho de peso. Com a presença de muitas fêmeas no lote (resultado de uma taxa de reversão sexual baixa), as atividades reprodutivas em determinado período irão se intensificar, tanto por parte das fêmeas como dos machos, que irão direcionar energia para demarcação de território, cortejo, construção de ninhos além de outros comportamentos reprodutivos. Este fato faz com que ocorra uma redução no consumo e no crescimento dos peixes, afetando diretamente os índices de Conversão Alimentar.

 

Para saber mais sobre os índices produtivos, consulte nossa equipe técnica e solicite uma visita em sua propriedade!

Em breve, maiores informações sobre o Tema.

 

 

 

TAGS: Peixes
Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp