Espanhol Inglês
Blog / Nota Técnica | Estratégias de manejo na produção de tilápias durante o inverno - Parte I
05/06/2020

Nota Técnica | Estratégias de manejo na produção de tilápias durante o inverno - Parte I

Nota Técnica | Estratégias de manejo na produção de tilápias durante o inverno - Parte I

Parte I: Qualidade da água

Autor: Dr. Éverton Luís Zardo

Representante Técnico Puro Trato Nutrição Animal

Os peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, alteram a temperatura corporal de acordo com a temperatura do ambiente. No inverno ocorre a diminuição das temperaturas médias da água nos ambientes de cultivo, provocando redução no nível de atividade e do metabolismo, fazendo com que se movimentem menos, comam menos e cresçam menos. Neste período crítico, algumas estratégias são importantes para evitar problemas sanitários e garantir a sobrevivência dos peixes.

 

Qualidade de água

Temperatura: cada espécie apresenta uma faixa de temperatura ideal de conforto térmico, a qual permite melhor desempenho e melhor resposta imunológica frente aos desafios. Temperaturas fora desta faixa causam alterações metabólicas e consequentemente alteram as condições de resposta imunológica. Assim como a temperatura, outros parâmetros também são importantes para garantir a sobrevivência e os índices de produtividade, entre eles o pH, oxigênio dissolvido, resíduos nitrogenados, alcalinidade, dureza, entre outros. As baixas temperaturas nesta época do ano já são um fator estressante aos peixes. Como este é um parâmetro difícil de controlar em sistemas de tanques escavados, é fundamental o controle dos outros fatores a fim de garantir um ambiente o mais propício possível para a sobrevivência e desempenho dos peixes.

Calagem: é importante manter um cronograma de calagem durante o inverno a fim de garantir bons níveis de dureza, alcalinidade e consequentemente pH. Oscilações bruscas de pH, aliadas às baixas temperaturas frequentes nesta época do ano são prejudiciais aos peixes. Um monitoramento constante destes parâmetros permite elaborar um planejamento de calagem, a qual auxilia na ciclagem de nutrientes e aumenta o poder tampão da água, evitando assim oscilações bruscas de pH. O produtor pode se valer também do uso de sal (NaCl) durante este período, estratégia bastante utilizada para aumentar a produção de muco, aumentando a capacidade de defesa primária dos peixes.

Aeração: o uso de aeradores é importante em todas as épocas do ano na produção de tilápias. No inverno, é recomendável ligar os aeradores também durante o dia, de preferência no horário mais quente por pelo menos 2 horas. Isso faz com que ocorra a mistura das camadas de água, promovendo a quebra da estratificação térmica e consequentemente maior incorporação de oxigênio no ambiente. Além disso, esta recomendação pode ser conciliada com o horário de alimentação dos peixes, pois é neste momento em que ocorre o maior consumo de oxigênio do ambiente de cultivo em função do aumento da exigência durante o processo de digestão. O uso de aeradores deve ser ampliado em dias chuvosos e nublados, uma vez que com estas condições a produção natural de oxigênio através da fotossíntese diminui drasticamente.

Renovação de água: é importante ter conhecimento sobre o sistema de captação e abastecimento de água do viveiro. Isso serve como ferramenta para planejar as taxas de renovação do mesmo, evitando a entrada de água mais fria de maneira abrupta ou até mesmo evitando enxurradas, as quais podem carrear partículas em suspensão prejudicando a qualidade de água. Recomenda-se interromper a entrada de água nas noites mais frias e sempre fazer a renovação retirando a água do fundo dos viveiros, pois esta geralmente apresenta pior qualidade.

Consulte nossa equipe técnica e agende uma visita na sua propriedade!

TAGS: Peixes
Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp