Espanhol Inglês
Blog / Nota Técnica | Suplementação alimentar a pasto - uso de concentrados com limitador de consumo
27/03/2020

Nota Técnica | Suplementação alimentar a pasto - uso de concentrados com limitador de consumo

Nota Técnica | Suplementação alimentar a pasto - uso de concentrados com limitador de consumo

Autor: Dr. Eduardo Lisbinski
Representante Técnico Comercial Puro Trato Nutrição Animal

A disponibilidade de novas tecnologias de processos e insumos, tem sido uma aliada aos pecuaristas que desejam intensificar a produção e melhorar a competitividade dos sistemas produtivos da carne bovina.
Deste modo, a suplementação alimentar em pastagem com usos de concentrados proporciona inúmeros benefícios, desde manter uma oferta constante aos mercados de abate, como melhorar a uniformidade das carcaças, reduzir a idade de abate e aumentar a rentabilidade do sistema produtivo.

O uso de suplementação com produtos de médio a alto consumo em pastagens, devem prioritariamente atender as exigências nutricionais dos animais, e complementar os nutrientes disponíveis pela pastagem, de forma a atingir o desempenho animal desejado.

A utilização de rações com limitador de consumo tem por objetivo fornecer concentrados com consumo entre 0,7% a 2,0% do peso vivo. Assim resultando em uma suplementação aditiva (menores consumos, apenas incrementando no GMD) ou aditiva/substitutiva (incremento no GMD, e substituindo a forragem pelo concentrado aumento da carga animal da área). Estas rações podem ser energéticas ou proteicas energéticas, a indicação basicamente depende do valor nutritivo da forragem disponível, ajustando assim, um balanço nutricional entre forragem e ração.

O uso do limitador de consumo (base sódio, e/ou ureia, e/ou Monensina) tem como benefícios redução da mão-de-obra, equilíbrio nutricional da dieta e ajuste da carga animal na área de forragem. É importante ressaltar que deve-se disponibilizar área de cocho suficiente para o bom funcionamento destes suplementos, sendo entre 0,40 metros a 0,70 metros por animal linear de cocho.

A Puro Trato Nutrição Animal disponibiliza em seu portfólio aos pecuaristas uma linha de rações com limitador de consumo, o posicionamento do produto leva em conta fatores fundamentais como: qualidade das forragens, ganho de peso desejado e idade dos animais, conforme a demanda do cliente e orientação da nossa equipe técnica.

Consulte nossos técnicos e agende uma visita em sua propriedade!

Linha Puro Bov com Limitador de Consumo
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-14PB-com-Limitador
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-16PB-com-Limitador
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-18PB-com-Limitador

Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp