Espanhol Inglês
Blog / Nota Técnica | Estratégias de manejo na produção de tilápias durante o inverno - Parte II
09/07/2020

Nota Técnica | Estratégias de manejo na produção de tilápias durante o inverno - Parte II

Nota Técnica | Estratégias de manejo na produção de tilápias durante o inverno - Parte II

Parte II: Manejo Nutricional

Autor: Dr. Éverton Luís Zardo

Representante Técnico Puro Trato Nutrição Animal

Os peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, alteram a temperatura corporal de acordo com a temperatura do ambiente. Durante o inverno, ocorre uma redução importante no metabolismo dos animais, fazendo com que o desempenho zootécnico reduza drasticamente. Além disso, a resposta imunológica frente aos desafios também sofre alterações. Desta forma, algumas estratégias devem ser planejadas para evitar problemas sanitários e garantir a sobrevivência dos peixes durante este período crítico.

Manejo Nutricional

Taxa de arraçoamento: As taxas de arraçoamento ao longo de um ciclo produtivo de tilápias sofrem alterações em função principalmente das fases produtivas e de alguns parâmetros de qualidade de água, como temperatura, oxigênio dissolvido, pH, resíduos nitrogenados e outros. Durante o inverno, mais importante que o cálculo padrão de percentual da biomassa, é realizar o trato utilizando a técnica da saciedade aparente. Desta forma, inicia-se o trato utilizando 1% da biomassa (Nº de alevinos estimados no lote x Peso médio do lote (kg) x 1% do valor). A partir desta quantidade, o tratador deve considerar o tempo de 15 minutos após o fornecimento da ração. Em caso de consumo total da ração dentro deste período, é possível aumentar gradativamente a quantidade fornecida. Já em caso de sobras de ração após os 15 minutos, o produtor deve se atentar para reduzir a quantidade fornecida nas próximas tratadas, evitando assim sobras que podem comprometer a qualidade da água.

Uso de alimentadores automáticos: O uso de alimentadores automáticos é uma tecnologia importante e vem sendo amplamente utilizada na produção de tilápias. Apesar de suas vantagens e da necessidade de utilização principalmente em propriedades de grande porte, neste período de inverno os cuidados com o seu uso devem ser redobrados. Normalmente, a programação é realizada por tempo e quantidade de ração estimada para determinado lote. No entanto, em determinados dias o consumo dos peixes pode ser reduzido quando comparado aos dias anteriores. Isso pode ocorrer por uma queda de temperatura, queda nos níveis de oxigênio dissolvido, ou até mesmo algum outro tipo de stress ocorrido no ambiente de cultivo. Isso faz com que ocorra sobras de ração levando ao desperdício e comprometimento da qualidade água. Desta forma, mesmo com o uso diário deste equipamento, é muito importante acompanhar de perto o acionamento do mesmo a fim de verificar como está sendo o comportamento de consumo dos peixes.

Qualidade nutricional: Um produto de qualidade para atender as exigências nutricionais na produção de peixes é essencial em qualquer período. Nutrição de qualidade, aliada à qualidade de água e qualidade dos alevinos são os principais fatores para garantir o sucesso na produção. No entanto, no inverno o fator nutricional se sobressai aos demais em função de alguns fatores, entre eles a resposta imunológica dos animais, a qual se reduz drasticamente. Neste sentido, é essencial que as tilápias entrem no inverno com boas condições sanitárias e fisiológicas, e isso é possível através de uma nutrição balanceada, de alta qualidade e aliada a um manejo nutricional correto. Níveis adequados de vitaminas, principalmente a vitamina C, um bom balanço de aminoácidos essenciais e relação energia/proteína adequada, além de outros fatores garantem uma boa absorção dos nutrientes, bons índices de conversão alimentar e consequentemente favorecem a resposta imunológica frente aos desafios do inverno. Além disso, o uso de aditivos como probióticos, prebióticos e simbióticos também são muito bem vindos e representam ganhos importantes no desempenho, resposta imunológica e consequentemente sobrevivência dos peixes durante o inverno.

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Inicial-45PB-Extrusada-Triturada

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Juvenil-36PB-2mm

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Tilapia-Crescimento-32PB-4mm

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Tilapia-Crescimento-32PB-7mm

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Tilapia-Terminacao-30PB-8mm

Consulte nossa equipe técnica e agende uma visita na sua propriedade!

TAGS: Peixes
Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp