Espanhol Inglês
Blog / Nota Técnica | Estratégias de manejo na produção de tilápias durante o inverno - Parte III
17/08/2020

Nota Técnica | Estratégias de manejo na produção de tilápias durante o inverno - Parte III

Nota Técnica | Estratégias de manejo na produção de tilápias durante o inverno - Parte III

Parte III: A importância de uma nutrição de qualidade

Autor: Dr. Éverton Luís Zardo

Representante Técnico Puro Trato Nutrição Animal

O mercado da piscicultura está cada vez mais competitivo. Há uma demanda cada vez mais crescente por parte dos consumidores e consequentemente por parte da indústria por produtos de qualidade. Para produzir pescado de qualidade é necessário cuidados em todas as etapas produtivas, desde a escolha correta dos alevinos, controle produtivo, manejo de qualidade de água e principalmente nutrição de qualidade.

Neste período de inverno, os desafios aumentam, pois em função das baixas temperaturas, os índices de conversão alimentar pioram e questões sanitárias muitas vezes podem comprometer a produção. Uma nutrição de qualidade, aliada ao manejo correto de qualidade de água e alevinos de qualidade formam os três principais pilares para o sucesso produtivo na piscicultura, garantindo bons índices produtivos e econômicos para o produtor.

 

Nutrição de qualidade

Conversão alimentar: O principal índice produtivo balizador do sucesso no cultivo de peixes é a conversão alimentar. Através deste índice é possível estimar qual a quantidade de alimento está sendo fornecida para se obter 1 Kg de peixe gordo. Na prática, quanto menor o índice de Conversão Alimentar, melhor será o resultado econômico final do lote produzido. Com a elevação atual dos custos de produção, é cada vez mais importante voltarmos os olhos para o uso de produtos de qualidade, a fim de se obter melhor índice de conversão alimentar e consequentemente reduzir os custos de produção.

Para se obter bons índices de Conversão Alimentar, a qualidade nutricional é essencial no processo produtivo, pois a utilização de uma ração de qualidade, além de garantir um bom desempenho zootécnico, garante um melhor controle da qualidade de água, uma vez que o aproveitamento dos nutrientes pelos peixes será maior, causando uma menor excreção de compostos nitrogenados na água. Ao longo do período de inverno, o consumo de ração pelos peixes se reduz e em função das baixas temperaturas o metabolismo se altera, comprometendo o aproveitamento de nutrientes. Portanto, é ainda mais importante o uso de alimentos com boa digestibilidade, bom balanço de nutrientes e boa palatabilidade, a fim de se otimizar o aproveitamento e assimilação pelos animais.

 

Matéria-prima de qualidade: A nutrição representa cerca de 70 a 80% do custo total de produção na piscicultura. Portanto, é consenso que para vislumbrar uma redução no custo de produção, o principal fator a ser considerado é o fator nutrição. A escolha da matéria-prima a ser utilizada na formulação de rações é essencial para que o produto final atenda as exigências nutricionais de cada espécie e garanta bons índices produtivos. Desta forma, prioriza-se a escolha de ingredientes com bom balanço nutricional e boa digestibilidade, a fim de garantir níveis adequados de vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e outros nutrientes. Esta combinação, aliada a outros fatores como manejo, qualidade de alevinos e qualidade de água, garantem bons índices de conversão alimentar, favorecem a resposta imunológica frente aos desafios deste período de inverno e reduz os custos de produção. Além disso, o uso de aditivos como probióticos, prebióticos e simbióticos também representam ganhos importantes no desempenho, resposta imunológica e consequentemente sobrevivência dos peixes durante o inverno. Estes ganhos produtivos se refletem em ganhos econômicos importantes, tornando a atividade mais eficiente e competitiva frente as exigências atuais do mercado consumidor.

 

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Inicial-50PB-Extrusada-Triturada

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Juvenil-40PB-2mm
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Tilapia-Crescimento-32PB-4mm

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Tilapia-Crescimento-32PB-7mm

http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Tilapia-Terminacao-30PB-8mm

 

Consulte nossa equipe técnica e agende uma visita na sua propriedade!

 

 

 

TAGS: Peixes
Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp