Espanhol Inglês
Blog / Nota Técnica | Confinamento como estratégia para maximizar a rentabilidade da propriedade
23/10/2020

Nota Técnica | Confinamento como estratégia para maximizar a rentabilidade da propriedade

Nota Técnica | Confinamento como estratégia para maximizar a rentabilidade da propriedade

Autor: Dr. Eduardo Lisbinski
Representante Técnico Comercial Puro Trato Nutrição Animal

A temporada de confinamentos está começando, principalmente pela retirada dos animais das pastagens de inverno e início do preparo da terra para o plantio das culturas de primavera/verão. Isto ocorre por dois motivos: - as pastagens de primavera estão com a capacidade de suporte baixa, pelo início de rebrote; - oferta de animais no mercado alta, consequentemente baixo valor pago pelo boi gordo. Desta forma, o pecuarista pode optar pelo uso do confinamento, com objetivo estratégico, para fugir do vazio forrageiro, ou melhorar o poder de barganha, segurando os animais por mais tempo na propriedade e esperar por um melhor preço da arroba.

            Alguns cuidados devem ser observados na utilização desta estratégia:

1° Uso de formulações prontas: muitos pecuaristas realizam suas dietas pensando em economicidade e praticidade na hora da alimentação, na maioria das vezes perdendo dinheiro, principalmente pelo baixo aproveitamento e conversão alimentar da dieta. Além disso não cuidando os níveis de exigências nutricionais da categoria suplementada, comprometendo o desempenho produtivo dos animais.

2° Formulação de dietas: quanto mais opções de ingredientes disponível, melhor; quanto mais informações nutricionais sobre os ingredientes, melhor.  Com a opção de vários ingredientes disponíveis para a formulação, e sabendo quais os valores bromatológicos destes ingredientes, pode-se formular uma dieta com o melhor custo benefício. Atendendo deste modo, as exigências nutricionais em proteína, energia, fibra, macro e micronutrientes, assim potencializando o desempenho produtivo.

3° Divisão de lotes: separar os animais em lotes por categoria, peso, sexo, idade, acabamento de gordura, e peso alvo de abate. Assim será possível formular uma dieta de acordo com o lote em questão, atender a padronização solicitada pelos frigoríficos nas carcaças, atingir bonificações e ter uma alta liquidez de venda com valor agregado.

4° Período de adaptação: A mudança de uma dieta é responsável pela alteração do perfil de microrganismos ruminais de degradação do alimento. Deste modo, uma correta adaptação a nova dieta fornecida pode significar em maiores ganhos de peso diário e menores distúrbios digestivos no período de confinamento. Indica-se a suplementação de forma crescente, sempre fazendo uma leitura de fezes e cocho limpo.

            Outras questões, como preço dos ingredientes posto na propriedade,  o uso de alimentos com restrição nutricional, custo operacional, devem ser considerados para que não haja nenhuma surpresa durante o período do confinamento e comprometa o sistema.

            A Puro Trato Nutrição Animal oferece uma ampla linha de produtos para auxiliar o pecuarista a obter o máximo desempenho produtivo, e o melhor custo benefício no sistema de confinamento:

 

Puro Bov 32PB Alto Grão - Milho -  http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-32PB-Alto-Grao-Milho
 

Puro Bov 20PB Alto Grão - Aveia - http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-20PB-Alto-Grao-Aveia
 

Puro Bov Confinamento e Semiconfinamento 14PB - http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-Confinamento-e-Semiconfinamento-14PB
 

Puro Bovi Confinamento - http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Confinamento
 

Puro Bovi Núcleo P. 55 - http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Nucleo-P-55
 

Rume Mix Puro Trato - http://www.purotrato.com.br/produtos/Rume-Mix-Puro-Trato
 

Consulte nossa equipe técnica e solicite uma visita a sua propriedade!

Tags
Bovinos de corteBovinos de leiteCãesEquinosGatosPeixes
J A Teixeira Veterinária Ltda. Indústria de Rações para Animais de Produção: Av. Angelo Santi, 1615. Santo Augusto, RS. Tel.: (55) 3781-3467 / 3781-3476
Indústria Pet Food. Rua Alberto Sperotto, 65. Distrito Industrial - Santo Augusto, RS. tel.: (55) 3781-4366 / 3781-3329
WhatsApp